Chegada do homem à lua

28 de abril de 2017 - Satélites

Transmissões via satélite

Em 28 de fevereiro de 1969, o Brasil ingressou na era das transmissões via satélite. Naquele dia, a Embratel inaugurou, no município fluminense de Itaboraí, a Estação Terrena de Comunicação Via Satélite. A data foi programada para que fosse possível transmitir a missão da nave espacial Apollo 9: testar o módulo de exploração que permitiria o envio de astronautas à Lua.

http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/coberturas/chegada-do-homem-a-lua/primeira-transmissao-via-satelite.htm

A bordo da Apollo 9

Antes da missão espacial, a Globo distribuiu um anúncio intitulado “O Brasil estará a bordo da Apollo 9” em nome das Emissoras Associadas e Rede Globo de Televisão: “Você assistirá a todos os lances do espetacular voo da Apollo 9, desde o seu lançamento em Cabo Kennedy, o audacioso acoplamento no espaço, até a sua emocionante descida no Pacífico. Você estará participando de todos esses acontecimentos no mesmo instante em que eles estarão ocorrendo. Trezentos milhões de televisores, espalhados pelo mundo inteiro, estarão acompanhando esse feito maravilhoso, no maior ‘pool’ mundial de televisão. Oito dias de transmissão direta da Apollo 9 para o Brasil inteiro: Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto alegre, Curitiba, Recife, Vitória, Belém, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Brasília, Juiz de Fora e Bauru, comandados pela TV Globo.”

Primeira transmissão via satélite

O voo da Apollo 9 foi adiado por problemas técnicos, mas nem por isso a estação da Embratel deixou de ser inaugurada. Às 11h, Hilton Gomes apresentou, “direto de Roma”, uma entrevista concedida pelo Papa Paulo VI, gravada na véspera: “Esta é a primeira reportagem internacional via satélite para o Brasil, inaugurando, oficialmente, o Intelsat III, numa transmissão em cadeia para todo o Brasil, comandada pela Embratel”.

Em um português quase perfeito, o Papa falou durante três minutos e abençoou o povo brasileiro. Logo depois, foram exibidos lances de um jogo de futebol do clube italiano Juventus. O objetivo era que o telespectador tivesse uma ideia de como seria a transmissão da Copa do Mundo de 1970, realizada no México.

Fonte: g1.com